Congresso Site Publicado

Conduta Delituosa na Adolescência e Possibilidades de Intervenção Psicossocial no Sistema Socioeducativo

Sob a orientação da Prof.ª Marina Bazon e do Prof. Sérgio Nojiri, o projeto “Socioeducando II” visa empreender a parceria universidade-comunidade a partir de três frentes de atuação que possuem atividades direcionadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ao CAPS de São José do Rio Preto e à Fundação CASA.

Congresso Site Publicado

Do cabimento do mandado de segurança como instrumento processual de defesa do terceiro prejudicado: uma análise à luz da jurisprudência brasileira

Esta pesquisa examina a utilização do mandado de segurança como instrumento processual de defesa dos terceiros prejudicados em face da eficácia reflexa da decisão judicial e da coisa julgada alheia por meio da análise da jurisprudência brasileira existente a respeito desse tema, almejando-se compreender, de forma específica, as posturas assumidas pelo Superior Tribunal de Justiça, pelos Tribunais de Justiça e pelos Tribunais Regionais Federais sobre o cabimento da impetração do mandamus por aqueles sujeitos.

Congresso Site Publicado

Divulgação de experiências do projeto de extensão @cafe_com_pesquisa no Instagram (café com pesquisa)

O “Café com Pesquisa” surgiu em julho de 2020, tornando-se um Projeto de Extensão vinculado à Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. O projeto visa incorporar a acessibilidade, a flexibilidade e a abrangência do compartilhamento que as tecnologias digitais oferecem para abordar temas relativos à pesquisa e à metodologia científica nas ciências sociais.

Projeto de Cultura e Extensão sobre Ética para Crianças e Adolescentes

Trata-se de proposta direcionada pelo Programa Unificado de Bolsas, que visa trabalhar com os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, temáticas que delineiam a atualidade do corpo social, introduzindo uma concepção prático-teórica no desenvolvimento de conceitos que são fundamentais para a construção de um pensamento crítico e social. O posicionamento do jovem frente ao mundo é fundamental para a manutenção do estado democrático de direitos, conseguindo reconhecer seus direitos e mudar a sua realidade e da comunidade.