Congresso Site Publicado

O projeto de extensão intitulado “Ações interprofissionais de promoção à saúde como forma de promover a sustentabilidade da saúde e bem estar das pessoas” surgiu com o objetivo principal de promover ações educativas com foco na promoção da saúde para adultos e idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, usuários do Sistema Único de Saúde.

Congresso Site Publicado

Promoção de Saúde Mental para Mulheres Privadas de Liberdade nas Penitenciárias Femininas da Região de Ribeirão Preto, Sp

O encarceramento do Brasil aloja quase 38 mil mulheres, dentre as 1.507 unidades prisionais, sendo considerado o 4° país com a maior população carcerária do mundo. A limitação de liberdade, interrupção de laços familiares e baixo acesso às estratégias de inserção social, podem aumentar a vulnerabilidade da saúde mental destas mulheres e contribuir para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, tais como ansiedade e depressão.

Congresso Site Publicado

Introduzindo conceitos sobre a vacina genética para prevenção de COVID-19 para alunos do Ensino Médio

Com a declaração da Organização Mundial de Saúde em Março de 2020 da Pandemia COVID-19 (do inglês COronaVirus Disease 2019) e motivados com a reforma da Base Nacional Comum Curricular que estabelece 26 habilidades que o Ensino de Ciências deve promover aos estudantes do Ensino Médio propusemos um projeto de pesquisa intitulado: “Vacina Genética para prevenção de coronavirus (SARS-CoV-2)”

Congresso Site Publicado

Bibliotecando na Carochinha: Ações de Incentivo à Leitura na Biblioteca da Creche e Pré-Escola Carochinha -Usp Durante a Pandemia de Covid-19

O projeto visou o incentivo da leitura infantil como prática semanal/ quinzenal. O objetivo principal foi o aumento do interesse na leitura entre as crianças menores de 6 anos, enquanto ainda estão na fase de alfabetização de maneira online dada a pandemia da covid-19. A leitura cria pontes humanas, desde emocionais e sociais até autonomia infantil.

Congresso Site Publicado

Serviço de Fisioterapia Especializada do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e  Cefaleia do CER/HCFMRP: características e demanda

Objetivos: Divulgar a atividade de extensão realizada pelo Ambulatório de DTM e Cefaleia, mostrar a demanda do serviço e as características dos pacientes. Métodos: Descrição dos pacientes que foram encaminhados do ACEF com disfunções musculoesqueléticas devido as cefaleias para a fisioterapia especializada.

Congresso Site Publicado

Intervenção terapêutico ocupacional com crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Este trabalho refere-se ao projeto guarda-chuva (PUB/Aprender na Comunidade/ODS). Nasceu em 2017 no curso de Terapia Ocupacional (FMRP) e se expandiu (profissões e unidades). Esta etapa refere-se ao atendimento à crianças e adolescentes de territórios vulneráveis (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Crianças e adolescentes que se desenvolvem em comunidades pouco assistidas enfrentam desafios na aquisição de habilidades para conviver, cooperar e realizar atividades cotidianas (escola, família comunidade).