Congresso Site Publicado

Congressista: Hugo Tourinho Filho
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Título: Programa de condicionamento físico com games interativos para crianças obesas e/ou sobrepeso “Projeto Exergames Jogando pela Vida”

Coordenador: Hugo Tourinho Filho | Vice-coordenador: Carlos Eduardo Martinelli Jr.

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes:

Resumo:  São vários os males que afetam a humanidade, porém são indiscutíveis o avanço do sedentarismo e as mazelas que o acompanha no terceiro milênio. Não se pode negar que o aumento do sedentarismo em âmbito mundial está relacionado, de certa forma, aos avanços tecnológicos. Por mais paradoxal que possa parecer, os mesmos avanços que contribuem para a melhora da qualidade de vida, também podem prejudicá-la, na medida em que, diminui, sobremaneira, as possibilidades de movimento do ser humano, casos que podem ser facilmente visualizados com o uso de controle remotos, elevadores, escadas rolantes e o tempo gasto à frente da televisão e de videogames, tanto por parte de adultos quanto de crianças e adolescentes. A possibilidade de utilizar as mais novas ferramentas da tecnologia interativa como forma de desenvolver o hábito da prática regular de exercícios físicos entre crianças e adolescentes deixou de ser uma ficção para se tornar um dos maiores aliados na luta contra o sedentarismo. Desse modo os exergames passaram a ser uma realidade real em um mundo virtual.

Palavras-chaves:  Obesidade, crianças, adolescentes, exergames