Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Beatriz do Prado Schiavone
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Título: Ações Educativas e Aprimoramento de Profissionais que Trabalham com Adolescentes Usuários de Substâncias: Extensão entre Universidade e Comunidade

Coordenador: Marina Rezende Bazon | Vice-coordenador: Sérgio Nojiri

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Thales Vinícius Mozaner Romano, Ana Beatriz do Prado Schiavone, Júlia Cavalcante Ribas Pereira, Letícia Maria Mantovani, Cibele Lasinskas Machado, Carolina Trevisan de Azevedo, Camila Raposo Batista, Rafaelle Carolynne Santos Costa, Marina Rezende Bazon, Sérgio Nojiri,

Resumo:  O Socioeducando II (Programa Aprender na Comunidade) busca dar cidadania a crianças e adolescentes vulneráveis através de ações educativas, por meio da colaboração da Prof. Dra. Marina Rezende Bazon (FFCLRP-USP) com o Prof. Dr. Sérgio Nojiri (FDRP-USP). Há uma parceria com os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São José do Rio Preto, para os quais graduandos e pós-graduandos conduzem o curso “Uso de Substâncias na Adolescência: Desenvolvimento e Fatores Psicossociais Relacionados”. Este visa proporcionar conhecimento científico sobre o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência; promover capacidade de relacioná-lo criticamente às práticas profissionais; e ajudar na instrumentalização para avaliações e intervenções educativas. Foram realizados 10 encontros quinzenais em 2021, com 2 ainda previstos, divididos em 3 módulos. Os encontros têm 2 horas pelo Google Meet, com aulas expositivas, discussões síncronas, vídeos disparadores e estudos de caso.

Palavras-chaves:  difusão, interdisciplinaridade, psicossocial