AÇÕES EXTENSIONITAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 COM DIABÉTICOS

Título: AÇÕES EXTENSIONITAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 COM DIABÉTICOS

Coordenador: Gilberto Safra

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Rosângela Vidal de Negreiros, Emanuel Nildivan Rodrigues da Fonseca,

Resumo:  O desenvolvimento do trabalho surgiu a partir do panorama da pandemia do Coronavírus, em que muitas situações e desafios foram vivenciadas, sobretudo nas áreas da saúde contemplada na promoção de saúde. O objetivo principal foi descrever as atividades desenvolvidas por alunos extensionistas da UFCG. Trata-se de um relato de experiência promovido no período de vigência do projeto “Primeiros cuidados em casa”, vinculado ao edital de Extensão da UFCG, que aconteceu através de encontros semanais de modo virtual com idosos diabéticos do município de Campina Grande-PB, entre  agosto a dezembro de 2020. Esse projeto tem expoente guarda-chuva com o projeto de doutorado em Psicologia Clínica (Dinter USP/UFCG). A abordagem utilizada com os familiares e diabéticos foi através de roda de conversa virtual, utilizando a metodologia problematizadora de forma que os encontros fossem dinâmicos e motivadores. Destaca-se a Extensão universitária como importante dimensão social e responsabilidade pública.