Acolhimento, flexibilização e vínculo com a aprendizagem de língua inglesa em contexto universitário em tempos de pandemia

Congresso Site Publicado

Congressista: Adriana Ranelli Weigel
Unidade USP: Faculdade de Educação

 

Título: Acolhimento, flexibilização e vínculo com a aprendizagem de língua inglesa em contexto universitário em tempos de pandemia

Coordenador: Lívia de Araújo Donnini Rodrigues | Vice-coordenador: Adriana Ranelli Weigel

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Adriana Ranelli Weigel, Lívia de Araújo Donnini Rodrigues, Lélia Silveira Melo e Souza, Silvia Regina dos Santos Suarez, Tatiana Reschke,         

Resumo:  Esta apresentação traz reflexões sobre as atividades desenvolvidas em 2020 pelas educadoras do curso de inglês do Programa INCO no período inicial de suspensão das atividades presenciais devido a pandemia de Covid-19. A equipe elaborou uma proposta de reorganização do curso em formato modular online. Atividades assíncronas (via moodle da extensão) e síncronas (com o uso do Google Meet) foram elaboradas, em uma programação semanal. O objetivo foi propiciar aos estudantes a manutenção do estudo e contato com o inglês, em atmosfera de convívio que estimulasse o engajamento e a manutenção do vínculo social e afetivo durante o período de distanciamento. Ao final do curso, os participantes responderam a um questionário de avaliação e a análise dos dados evidenciou, sobretudo, a adequação das decisões tomadas pela equipe no replanejamento do curso, a dificuldade dos estudantes em conciliar estudo, trabalho e demandas familiares na pandemia, e o impacto sobre a saúde mental dos estudantes.

Palavras-chaves:  educação na pandemia, língua inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *