Congressista: Dindara Silva Galvão
Unidade USP: Instituto de Física
Título: Artecomciência: explorando a imaginação e cultivando a comunicação científica nas graduações do IFUSP
Coordenador: Caetano Rodrigues Miranda
Área Temática: Ciências Exatas e da Terra
Participantes: Dindara Silva Galvão, Gustavo Chagas de Morais, Pedro Peuckert Kamphorst Leal da Silva, Caetano Rodrigues Miranda,
Resumo: O Projeto Artecomciencia desenvolveu a disciplina “Processos Criativos em Ciência: da Imaginação à Divulgação Científica”, que visa estimular práticas criativas dentro do curso de Física, unindo experimentações em arte, ciência e comunicação, a fim de estimular aspectos usualmente não priorizados na graduação, romper com o antagonismo entre o pensamento criativo e o analítico, estimular a originalidade e a busca por novos caminhos dentro da ciência e conscientizar sobre o papel social da Física.
Essa disciplina está sendo ministrada no presente semestre como optativa eletiva no IFUSP, teve uma alta procura, e vem criando um espaço em que os alunos se sentem confortáveis para experimentações tanto de arte quanto de comunicação científica e também estimulo o compartilhamento de suas produções, tanto entre si, como com o publico em geral, transcendendo os muros da universidade.