ATIVIDADE CORPO POLÍTICO – PLANTAS: O RECONHECIMENTO DE POTENCIALIDADES E A VALORIZAÇÃO DO SUJEITO COMO PRODUTOR DA SUA SAÚDE

Congresso Site Publicado

Congressista: Julia Estela Soeiro dos Santos
Unidade USP: Faculdade de Saúde Pública

Título: ATIVIDADE “CORPO POLÍTICO – PLANTAS”: O RECONHECIMENTO DE POTENCIALIDADES E A VALORIZAÇÃO DO SUJEITO COMO PRODUTOR DA SUA SAÚDE

Coordenador: Marco Akerman | Vice-coordenador: Helena Watanabe

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Aline Miki Hirokawa, Cecília Ferreira da Silva, Júlia Estela Soeiro dos Santos, Karoline de Oliveira Lins Souto, Laís Araújo Braga, Larissa Prechedes de Souza, Luana Cordeiro de Oliveira, Lucas Kenzo Yassumoto Suguimati, Rafaela Andrade Pombal, Victória Almeida Guerra,

Resumo:  A Jornada Universitária da Saúde (JUS) é uma extensão universitária interdisciplinar e multiprofissional com foco na promoção e educação em saúde, trabalhando com discussões e atividades em municípios do interior de São Paulo. Em 2019, a atividade “Corpo Político – Plantas” foi feita em escolas da cidade de Fernando Prestes, usando a canção “Comida” da banda “Titãs”, questões sobre o que a sociedade oferece como “alimento social” e o que os participantes gostariam de colher, do que sentem “fome” e como poderiam saciá-la. A atividade promoveu valorização do sujeito, das suas vontades, das suas potencialidades e espaços de ação, contribuindo para a promoção e educação em saúde. Em suma, permitiu que os indivíduos, ao refletirem sobre quais são suas fomes e quais são os nutrientes que as saciaram, refletissem também suas necessidades em saúde e o que é necessário para promover o seu cuidado. Essa atividade exemplifica a forma que a JUS se constrói e como seu papel se faz com a comunidade.