Biocientista Mirim – Relatório de Aluno

Congressista: vitor stocco
Unidade USP: Faculdade de Medicina – FOFITO

Título: Biocientista Mirim – Relatório de Aluno

Coordenador: Prof.ª Dra Ana Marcia de Sá Guimarães | Vice-coordenador: Renata Furlan

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: vitor stocco,

Resumo:  A desigualdade social no Brasil é um problema grave, que reflete diretamente na educação, onde o ensino de baixa qualidade, evasão escolar, entre outros fatos mostram a precariedade em que ela se encontra. Tal realidade foi agravada com o período de quarentena e educação a distância das escolas públicas, mostrando a fragilidade e a falta de políticas públicas voltadas para a educação. Infelizmente, as universidades públicas, têm pouca comunicação com a sociedade, refletindo no desconhecimento de grande parte da população sobre o meio de acesso a seus cursos.

Trabalhando com essa realidade, o Biocientista Mirim, foi criado no primeiro semestre de 2017 com a determinação da troca de experiências entre o conhecimento científico de seus profissionais e a sociedade.

Utilizando metodologias ativas de ensino, elaboramos e desenvolvemos oficinas com base no currículo da cidade e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são trabalhadas desde o ensino fundamental 1 até o ensino médio.

Palavras-chaves:  Letramento científico, Biociências, comunidade