CINUSP – Cinema público, gratuito e de formação de público

Congressista: Cristian da Silva Borges
Unidade USP: Cinema da Universidade de São Paulo

Título: CINUSP – Cinema público, gratuito e de formação de público

Coordenador: Cristian da Silva Borges | Vice-coordenador: Thiago Afonso de André

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Cecília Antakly de Mello,

Resumo:  Criado em 1993 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão desta universidade, o CINUSP “Paulo Emílio” é o órgão de difusão audiovisual da universidade e possui uma sala de cinema gratuita, aberta ao público em geral o ano todo, localizada na Cidade Universitária. A programação é variada e rica, contando com mostras temáticas produzidas por professores e alunos da universidade, e acompanhada de seminários, debates, cursos, pré-estreias e parcerias com os principais festivais de cinema da cidade. Num cenário contemporâneo de inédita disponibilidade de conteúdos e plataformas de consumo audiovisual, torna-se ainda mais relevante o trabalho de curadoria de conteúdo dentro do vasto universo de obras audiovisuais. Com a pandemia do SARS-CoV-2 e a impossibilidade de realizar sessões presencias na sala de cinema, o CINUSP adotou novas estratégias de programação e exibição para manter engajado, e de fato expandir, o seu público.

Palavras-chaves:  sala de cinema, formação de público, curadoria