Clube de Ciências da USP: Aprendizagem Baseada em Temas por meio do Experimento de  Eratóstenes

Congresso Site Publicado

Congressista: Davi Nunes de Carvalho
Unidade USP: Escola de Engenharia de Lorena

 

Título: Clube de Ciências da USP: Aprendizagem Baseada em Temas por meio do Experimento de  Eratóstenes

Coordenador: Carlos Alberto Moreira dos Santos

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Davi Nunes de Carvalho, Ana Carolina Vieira de Araújo, Heloísa Cunha Silva, Lorena da Silva Thomaz, Beatriz Lopes  de Souza, Diego Henrique Paulo Teixeira, Ana Luiza do Nascimento, Gabriel Batista Araújo, Leandro Marcos Salgado  Alves, Carlos Alberto Moreira dos Santos,    

Resumo:  Essa ação extensionista teve como principal objetivo contribuir com a formação continuada de Professores e com a Educação Científica de crianças e jovens da Educação Básica.  A metodologia pautou-se em mídias digitais e na aprendizagem baseada em temas.  Para a reprodução do experimento de Eratóstenes utilizou-se instrumentos de fácil acesso, como régua, transferidor, medidor de nível e haste de madeira. Os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar, abordando-se ao mesmo tempo conceitos de história, geografia, matemática, física, ciências, português e uso de mídias digitais. O experimento contou com envolvimento continental de instituições acadêmicas das Américas, onde docentes e discentes atuaram juntos em atividades didáticas colaborativas, conectados pelo desejo de aprender e ensinar. No fim chegou-se ao valor do raio da Terra com precisão de 0,5% em relação ao valor atualmente aceito. A pesquisa de satisfação demonstrou grande aceitação e aprovação dos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *