Cursinho Popular Arcadas

Título: Cursinho Popular Arcadas

Coordenador: Diogo Rosenthal Coutinho

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Amanda Rodrigues Bertocchi, Danilo Mazzetto Cavalcante, Giulia Cavalanti Gomes, Iahn Jorge Soares, Isabella Tie Hirano Padrão, Jacqueline Leite de Souza, Maria Eduarda Bonatti Leonardi, Pedro Alves Ferreira, Rebeca Alencar de Oliveira Leme, Victor Coelho Gouveia,

Resumo:  O Cursinho Popular Arcadas (CPA) é uma extensão que visa promover a democratização no acesso ao ensino superior ao providenciar um cursinho pré-vestibular popular na Faculdade de Direito da USP. Os objetivos principais são: auxiliar alunos de baixa renda a ingressar no ensino superior e de desenvolver os universitários voluntários no campo educacional, do trabalho em equipe e da formação cidadã. O CPA possui um quadro de membros formados por voluntários da graduação, independentemente do curso ou da instituição, que organiza e desenvolve as atividades pedagógicas: aulas, monitorias, plantões de dúvidas e tutoria. Além disso, conta com uma parceria com o Sistema Anglo para o recebimento de materiais pedagógicos. Ademais, o CPA organiza alguns auxílios para permitir uma maior permanência dos seus alunos ao longo do ano letivo. Por fim, os resultados do CPA consistem nas aprovações nos vestibulares, mas, principalmente, no impacto da educação freireana na vida dos alunos e dos membros.

Palavras-chaves:  Cursinho Popular Arcadas, Educação Popular, Anglo