Cursos online de graduação e complementação da educação científica

Congresso Site Publicado

Congressista: JOSE DIRCEU VOLLET FILHO
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Cursos online de graduação e complementação da educação científica

Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato | Vice-coordenador: Euclydes Marega Júnior

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: José Dirceu Vollet-Filho, Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Júnior, Vanderlei Salvador Bagnato,

Resumo:  Transmitir conteúdos didáticos por TV/internet amplia a experiência dos cursos não-presenciais. A adaptação letiva para aulas online na pandemia de SARS-CoV2 obrigou instituições de ensino a adaptarem-se ao modelo. Apresentamos atividades de suporte ao ensino à distância realizadas pelo IFSC/USP através do CePOF (FAPESP). Uma equipe dedicada à produção de conteúdos educacio-nais atua desde os anos 2000, com profissionais especializados, estagiários, bolsistas, professores e pesquisadores. A programação é disponibilizada no Canal CePOF na TV a cabo regional e no YouTube (15,3 mil inscritos, quase 1,5 milhão de visualizações), além do portal E-Aulas USP. O acervo (700 vídeos) tem mais de 80 cursos de graduação e pós-graduação, ampliando possibilidades para alunos e comunidade. A oferta 24 horas por dia na rede apoia cursos e facilita acesso à informação específica, confiável e com a qualificação exigida para a formação acadêmica de excelência buscada pela USP, fortalecendo a formação.