DESENVOLVIMENTO DO ARQUIVO DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Congresso Site Publicado

Congressista: Rodrigo Moreira Garcia
Unidade USP: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Título: DESENVOLVIMENTO DO ARQUIVO DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Coordenador: Carlos Zeron
Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Rodrigo Moreira Garcia, Washington Roberto Lopes,

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/PRCEU/USP) surgiu graças a doação da coleção brasiliana à Universidade de São Paulo, que foi compilada por José Mindlin durante sua vida. Reune um significativo acervo bibliográfico que busca representar a memória histórica e cultural do Brasil. Além do acervo bibliográfico, a BBM também é composta por uma série de conjuntos documentais, também doados à USP. Segundo seu regimento, A BBM tem como finalidade preservar e proporcionar irrestrito acesso ao seus acervos bibliográfico e documental para pesquisadores, alunos e ao público em geral. Para atingir seus objetivos, a estratégia é o desenvolvimento de uma plataforma sustentável que permita aos usuários a consulta e acesso a estes conjuntos documentais que também fazem parte do acervo da BBM/PRCEU/USP. Este trabalho apresenta uma retrospectiva do projeto em andamento.

Palavras-chaves:  Conjuntos Documentais, Bases de dados, Arquivo BBM