Congresso Site Publicado

Congressista: luciane meneguin ortega
Unidade USP: Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Título: Do Web-Dev à Escola Digital 4.0 – Integrando Áreas para Resolver Problemas Sociais

Coordenador: luciane meneguin ortega | Vice-coordenador: luciane meneguin ortega

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: luciane meneguin ortega, Marco Antônio Francis Pereira, Matheus Antônio Cardoso Reyes, Melissa Akie Inui,

Resumo:  O WebDev é um bootcamp (programa de ensino imersivo) de programação, criado em 2015, que vi-sa à elaboração de um ambiente para o estudo, crítica e proposta de tecnologias web em grupo, promoven-do a criação de aplicações para a internet e dispositivos móveis. A missão é promover o aprendizado coleti-vo, colocar os participantes em contato com a comunidade da zona leste e/ou da Universidade de São Pau-lo, a projetos de código aberto, além de incentivá-los a criarem seus próprios projetos, a partir das técnicas e ferramentas abordadas. Após os 4 ciclos oferecidos na USP, o WebDev foi reformulado e ampliado para Escola Digital 4.0 e amparando-se no ensino de quatro pilares: programação, design, marketing e gestão, tenho o empreendedorismo como linha mestre. Nessa versão, o programa capacitar o aluno para criar o seu próprio negócio (digital ou não) e que cause impacto social na comunidade através da solução desenvolvida voltada para diminuir as desigualdades sociais existentes na região.

Palavras-chaves:  Empreendedorismo, inovação, tecnologia, imersão