Congresso Site Publicado

Congressista: Teresa França Pinto Nascimento
Unidade USP: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Título: Educação popular digital em tempos de pandemia: a experiência do Programa USP Aproxima-Ação

Coordenador: Ana Estela Haddad | Vice-coordenador: Beatriz Cristina Rocha de Oliveira

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Teresa França Pinto Nascimento, Ana Estela Haddad, Beatriz Cristina Rocha de Oliveira, Arthur Silvestre da Silva, Lucas Pereira Lima e Motta,

Resumo:  O Projeto “Educação Popular em Tempos de Pandemia”, contemplado pelo Edital 01/2020 “Fomento Às Iniciativas de Cultura e Extensão Ligadas Aos ODS-ONU”  da PRCEU, é fruto da transformação da atuação do Programa USP Aproxima-Ação ao trabalho remoto. O Projeto resultou em um curso de difusão gratuito para educadores populares, disponibilizado pelo Sistema Apolo USP com inscrições abertas à comunidade externa. O curso contém 20 videoaulas com materiais complementares que contribui para a formação de educadores em seus próprios territórios de vivência tendo como eixo norteador os direitos da criança e do adolescente  e os temas de educação, saúde e meio ambiente. As aulas foram ministradas por docentes e discentes da USP e membros da comunidade externa. O Projeto trabalha o tripé universitário, a partir da abordagem  da educação popular e devido ao meio digital, permite replicação, alcançando cada vez um público maior com conteúdo duradouro e de qualidade.

Palavras-chaves:  extensão, educação popular, ods, curso de difusão