Congresso Site Publicado

Congressista: Paula Gabrielly Rasia Lira
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Encontros para Brincar: Compartilhamento de brincadeiras e práticas culturais na Casa de Culturas Indígenas da USP

Coordenador: Briseida Dogo de Resende | Vice-coordenador: Danilo Guimarães

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Paula Gabrielly Rasia Lira, Christina Maria Moretti,

Resumo:  A Rede de Atenção à Pessoa Indígena (Rede Indígena) e o Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social (LEDIS) do IPUSP, desenvolveram este projeto cujas atividades tiveram como objetivo atuar no aumento da visibilidade dos povos indígenas de forma a valorizar e reconhecer a singularidade e a identidade destes povos como sujeitos de direito. Participaram das ações a Tekoa Yyrexakã, as escolas Djekupe Amba Arandy, Colégio de Aplicação da USP e Arco Escola-Cooperativa, assim como as lideranças indígenas Tupi-Guarani da aldeia Tapirema, Catarina Delfina e Guaciane Gomes, e a Neusa Poty, liderança da Tekoa Takuari. Destacamos como resultado das ações desenvolvidas pelo projeto, que foram impactadas mais de mil pessoas, considerando as atividades presenciais em 2019, e as atividades remotas em 2021. Os Encontros são considerados um espaço privilegiado de interlocução entre a comunidade acadêmica e as demandas sociais, e contribuem de forma relevante para a formação de nossos alunos de graduação e pós.

Palavras-chaves:  Povos indígenas, visibilidade, interação social.