Ensino de Geografia e Design: Uma Proposta de Inovação Educacional

Congressista: Fabíola Alice dos Anjos Durães
Unidade USP: Faculdade de Educação

Título: Ensino de Geografia e Design: Uma Proposta de Inovação Educacional

Coordenador: Núria Hanglei Cacete | Vice-coordenador: Fabíola Alice dos Anjos Durães

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Fabíola Alice dos Anjos Durães, Cleberson Henrique de Moura, Pedro Henrique Becker Rodrigues, Eliza Mirele Gomes Lima, Leonardo Oliveira Baltazar, Jorge André de Lima Sales Filho, Shayene Borges, Arisa Kemi do Prado,

Resumo:  A partir da experiência de oferecimento das disciplinas de Metodologia do Ensino de Geografia na FEUSP, temos observado o quão significativa tem sido as formas de abordagens de conteúdos na formação inicial docente em Geografia. Isso fez com que elaborássemos o projeto “Metodologia do Ensino de Geografia: Web Design”, contemplado nos editais PUB 2019/2020 e 2020/2021. O resultado deste projeto foi a criação de um repositório digital de conteúdos dedicado à temática Ensino de Geografia: a PlanEnGeo (Plataforma Ensino de Geografia). Esta é alimentada de forma colaborativa sob os princípios da Educação Aberta, portanto, leva-se em conta propostas e produtos trazidos/elaborados tanto por discentes quanto docentes de qualquer nível de ensino, em diversos formatos e sob licença Creative Commons. Busca-se, assim, a divulgação de um repositório relevante para a área de conhecimento em questão em um exercício de expansão do diálogo da Universidade com a sociedade.

Palavras-chaves:  Ensino de Geografia, Design, Educação Aberta.