Congresso Site Publicado

Congressista: Gislaine Costa dos Santos
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: Espaço Interativo de Ciências (EIC): Educação e Difusão Científica induzidas por dois CEPIDs e um INCT, com apoio da USP.

Coordenador: Leila Maria Beltramini | Vice-coordenador: Nelma Regina Segnini Bossolan

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Leila M. Beltramini, Nelma R. S. Bossolan, Gislaine C. Santos, Simone F. de Souza, Thiago Garcia, Isaque E. Souza, Rafael V. C. Guido, Ilana L.B.C. Camargo, Glaucius Oliva,

Resumo:  O EIC foi estruturado em 2003 e atualmente é a sede das atividades de Educação e Difusão de Ciências do CIBFar (CIBFar/CEPID/FAPESP). Localizado em São Carlos, suas ações estão voltadas ao desenvolvimento de recursos didáticos, cursos para estudantes e professores do ensino básico, clubes de ciências, além do desenvolvimento de jogos, mídias e vídeos educacionais, todos relacionados aos temas objetos de estudo do CIBFar. Novos fármacos, oriundos de nossa biodiversidade, para alvos como malária, doença de chagas, leishmaniose, microrganismos patógenos, câncer, doenças causadas por zika e Chikungunya, e recentemente para o SARS-COV-2 (covid-19) são os alvos das pesquisas deste Centro. O objetivo é que os fenômenos biológicos, conceitos e processos microscópicos e moleculares, que exigem alto grau de abstração para sua compreensão, possam ser contextualizados, compreendidos e estimulantes para os jovens (e população) no âmbito das Ciências da Natureza.

Palavras-chaves:  Difusão Científica, Ensino de Ciências