Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo (GRAPUSP)

Congresso Site Publicado

Congressista: Júlia Folchito Lacerda
Unidade USP: Instituto de Psicologia

Título: Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo (GRAPUSP)

Coordenador: Pablo de Carvalho Godoy Castanho

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Amanda Novo, Anna Sophie Neves, Carla Arantes de Souza, Júlia Folchito Lacerda, Marina Gonçalves Gonzaga dos Santos, Mayara Coutinho, Pedro Hikiji Neves,

Resumo:  Em 2019, frente a uma demanda institucional de ansiedade dos estudantes e desistências dos cursos, inscrita em um momento sociopolítico de desarticulação dos coletivos, intensificado com o início da pandemia, o GRAPUSP (Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo) surge com a busca de refletir sobre a permanência e fortalecer os vínculos na e com a Universidade. O projeto atende alunos da Universidade de São Paulo e se dá pela realização de grupos operativos de aprendizagem de Pichon-Rivière e grupos de Fotoexpressão/Fotolinguagem®, conforme a necessidade do grupo. A partir de abril de 2020, os encontros passaram a acontecer de forma remota. Atualmente o projeto conta com dois grupos, que acontecem semanalmente, e já realizou aproximadamente 200 atendimentos. O GRAPUSP se apresenta como uma importante estratégia para garantir aos estudantes de graduação e pós-graduação da USP um espaço para que possam compartilhar suas experiências e elaborá-las junto ao grupo.

Palavras-chaves:  Grupo, Psicanálise, Permanência Estudantil