HUMANIZAÇÃO NA AMBIÊNCIA DAS ÁREAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ICR

Título: HUMANIZAÇÃO NA AMBIÊNCIA DAS ÁREAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO ICR

Coordenador: Magda M. S. Carneiro-Sampaio

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Jussara Siqueira de Oliveira Zimmermann, Anna Dulce C. Sampaio, Paula Scatena, César da Silva Santos,

Resumo:  O Instituto da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – ICr – HCFMUSP é um hospital terciário que atende pacientes em duas primeiras décadas de vida e desenvolve há quase uma dez anos um projeto de Humanização intitulado Diagnóstico Amigo da Criança.

Neste trabalho desenvolvemos ações de ambiência implantadas nas dependências do nosso Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico visando o bem-estar, envolvimento e acolhimento à crianças, adolescentes e familiares recebidos na instituição. Tendo como ferramenta a ludicidade nos ambientes hospitalares, transformamos locais antes frios e brancos em espaços coloridos que remetem ao universo infanto-juvenil. Como resultado percebemos pacientes e familiares interagindo com o ambiente, fotografando as paredes, brincando com as imagens e percebendo os procedimentos nesses locais como menos invasivos e/ou difíceis.