Congresso Site Publicado

Congressista: Sarah Sandy Sun
Unidade USP: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Título: Introduzindo conceitos sobre a vacina genética para prevenção de COVID-19 para alunos do Ensino Médio

Coordenador: Aparecida Maria Fontes

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Sarah Sandy Sun, Kathley L. Rezende de Azevedo, Yasmin de Castro Ribeiro, Vitória Lemos, Lívia Carvalho da Costa, Lilian L. Souza Figueiredo, Raphael de Souza Santana, Aparecida Maria Fontes,

Resumo:  Com a declaração da Organização Mundial de Saúde em Março de 2020 da Pandemia COVID-19 (do inglês COronaVirus Disease 2019) e motivados com a reforma da Base Nacional Comum Curricular que estabelece 26 habilidades que o Ensino de Ciências deve promover aos estudantes do Ensino Médio propusemos um projeto de pesquisa intitulado: “Vacina Genética para prevenção de coronavirus (SARS-CoV-2)”, o qual foi desenvolvido com duas alunas do Ensino Médio da Rede de Ensino Estadual e uma aluna da Rede de Ensino Particular. O projeto foi organizado em 3 etapas: 1) aulas teóricas sobre a temática do projeto; 2) desenvolvimento do material didático que consistiu em um jogo de tabuleiro contendo as informações básicas sobre vacina genética para prevenção de SARS-CoV-2 e 3) aplicação no jogo entre alunos das Escolas envolvidas e elaboração de um resumo para o Congresso da Sociedade Brasileira de Genética. O mesmo foi aprovado e apresentado na forma de e-Poster por uma das alunas da Escola Estadual.