Congresso Site Publicado

Congressista: João Victor Lopes Marinho
Unidade USP: Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz –

Título: Inventário e Utilização de Placas QR Code nas árvores do  Campus “Luiz de Queiroz”

Coordenador: Roberto Arruda de Souza Lima | Vice-coordenador: Demóstenes Ferreira da Silva Filho

Área Temática: Ciências Agrárias

Participantes: Julia Corrêa Bueno Sampaio, João Victor Lopes Marinho, Anna Paula Leoni Maciel de Goes, Lucia Santos Lobato Acarahyba, Beatriz Cursino Thomaz, Guilherme Fernando Muller, Josemaria Tiene Barbosa,

Resumo:  O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e a Prefeitura do campus “Luiz de Queiroz”, e tem por objetivo o recadastramento das árvores do Parque do campus. Esse inclui o inventário quali-quantitativo e a fixação de placas QRCode nas árvores, que, por sua vez, possibilitam o acesso às informações levantadas para todos os usuários do campus. Essa iniciativa pode influenciar positivamente no interesse das pessoas pelas árvores do câmpus e pelo meio-ambiente de forma geral. O recadastramento estará ligado a um banco de dados informatizado que permite o acesso às informações necessárias para a melhoria do manejo arbóreo, visando a redução de conflitos entre as árvores e pessoas ou equipamentos urbanos. Com esse processo de envolvimento de estudantes, espera-se, principalmente, a formação de pessoas qualificadas para atuarem em práticas de monitoramento de árvores que tem sido uma demanda recorrente nos municípios.

Palavras-chaves:  Silvicultura Urbana, Inventário, QRCode