Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

Congresso Site Publicado

Congressista: João Vitor de Andrade Souza
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

Título: Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

Coordenador: Ana Paula Zerbato

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Ana Paula Zerbato, João Vitor de Andrade Souza, Rosemeire Lopes da Paixão, Jéssica de Almeida Rocha Franco, Luiz Phelipe Akio Belvizo Hidaka, Desireé Perassolo de Camargo, Alana Adler de Oliveira,       

Resumo:  O Projeto tem como objetivo a oferta de um curso à comunidade externa que visa desenvolver habilidades de escrita e leitura Braille para o atendimento e inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos espaços culturais e educacionais, sobretudo na educação básica, problematizando seus aspectos teóricos, técnicos e éticos, tomando como público-alvo professores, estudantes de graduação, familiares, amigos de pessoas com deficiência visual e pessoas interessadas na temática. As atividades foram realizadas em sábados alternados e contaram com quatro turmas: A, B, C e D (sendo duas no primeiro e duas no segundo semestre de 2021, as duas últimas ainda em processo de finalização), com 20 participantes cada. Ademais, o Projeto possui sua contrapartida social, política e educacional, visto que tem como objetivo colaborar com a formação, disseminação e produção de conhecimentos na perspectiva da educação inclusiva junto à comunidade externa, papel da Universidade na sociedade.

Palavras-chaves:  Sistema Braille, Deficiência Visual, Inclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *