LudicaMente-USP – Aprender e Jogar com a Família on-line: um breve relato da construção à avaliação

Congresso Site Publicado

Congressista: Valquíria Carracedo
Unidade USP: Escola de Educação Física e Esporte

 

Título: LudicaMente-USP – Aprender e Jogar com a Família on-line: um breve relato da construção à avaliação

Coordenador: Professor Doutor Luciano Basso

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Ana Lucia Petty, Larissa Rossi Talarico, Luciano Basso, Rafaela Vinhas Serralvo, Regina Ismênia Rezende de Brito Gama, Valquíria Carracedo,        

Resumo:  Com a pandemia da Covid-19 levando a universidade para o modo remoto, o desafio dos cursos comunitários foi estabelecer meios de manter o vínculo com o seu público. Assim, nasceu o projeto LudicaMente-USP: Aprender e Jogar com a Família on-line, com o objetivo de manter o vínculo com as crianças do curso de extensão comunitária Aprendendo a Nadar da EEFE-USP. A essência do projeto foi a elaboração de uma plataforma on-line que permita informar, ensinar e aproximar a população de temas importantes para uma melhor qualidade de vida. Especialistas apresentaram conhecimentos sobre tais temas, via vídeos com desafios e/ou histórias. O que gerou uma rica interação, expressa pelos vídeos, textos, fotos e desenhos enviados pelas famílias. Ao final de dois semestres entendemos que o objetivo foi plenamente alcançado, pois a EEFE tem uma plataforma que oferece ambiência para a interação com a sociedade a partir de conceitos e valores educacionais de maneira desafiadora, acessível e lúdica.

Palavras-chaves:  lúdico, qualidade de vida, pandemia

7 comentários em “LudicaMente-USP – Aprender e Jogar com a Família on-line: um breve relato da construção à avaliação

  1. Claudio Zsigmond Responder

    Este projeto me parece um excelente “case” de sucesso sobre a adaptabilidade e criatividade do ser humano em um período desafiador, que a pandemia impôs a todos. Impressiona o cuidado e acolhimento dos educadores em abranger temas variados e de grande relevância para o bem estar e qualidade de vida das crianças e suas famílias, em um formato divertido, participativo e envolvente. Parabéns a todos os envolvidos!

  2. Vinicius Heine Responder

    Parabéns aos professores e idealizadores deste maravilho projeto, em especial à professora Valquíria Carracedo, no qual tive a oportunidade de colaborar!
    Que ele se fortaleça e se multiplique contribuindo LUDICAMENTE para o desenvolvimento dos seus participantes!

  3. Michelli Responder

    Melhor projeto da pandemia! O carinho das professoras Kika, Regina, Ana Lucia e todos os seus convidados com todas as propostas do site foram fundamentais pra sanidade mental da minha família.

  4. Maria Thereza C. C de Souza Responder

    Projeto relevante e realizado de modo altamente competente….parabéns! Que possa continuar com todos os desdobramentos que produziu.

  5. Patricia Sakai Responder

    Parabéns a todos os envolvidos. Foi e está sendo um incrível projeto que muito contribui para melhora da saúde física e mental destas crianças. Fico impressionada com o repertório de atividades elaboradas, o arsenal de conhecimento disseminado e a criatividade dos responsáveis pelo Ludicamente. Um agradecimento muito especial à Valquíria Carracedo, que se dedicou de “corpo e alma” para que este projeto fosse o sucesso que é.

  6. Ana Lucia Responder

    Co-participar das produções deste projeto foi motivo de alegria e significado para além de trabalhar!!
    Está cada dia mais consistente e caprichado.
    Deixo registrado meu muito obrigada a todos e todas, principalmente à Kika.

  7. Marcia Perides Moisés Responder

    Parabéns às professoras Regina e Walquiria pelo sucesso deste maravilhoso projeto, muito inteligente e criativo, que cumpriu com muitos fatores para garantir entretenimento, participação ativa, conhecimento, inclusão e
    despertar a curiosidade. Sabemos da intensa dedicação e esforço para manter este canal aberto aos alunos e pais de alunos. O Ludicamente é um modelo de projeto de sucesso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *