Mergulho na Ciência USP virtual transpondo as barreiras geográficas

Título: Mergulho na Ciência USP virtual transpondo as barreiras geográficas

Coordenador: Camila Negrão Signori

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Camila Negrão Signori, Claudia Guimarães, Flávia Saldanha-Corrêa, Júlia Gonçalves, Juliana Bomjardim, Laiza Cabral de Faria, Mayza Pompeu, Nailah Ahmed, Sandra Bromberg, Stephanie Saldanha,

Resumo:  A divulgação da Ciência para além dos muros das universidades, mostrando à sociedade a atuação das mulheres cientistas e a importância da Ciência para o desenvolvimento do país, são necessidades colocadas pela sociedade e por organizações nacionais e internacionais que visam o desenvolvimento mundial mais produtivo e igualitário. Nesse contexto, o Mergulho na Ciência USP tem o objetivo central de inserir crianças e jovens na Ciência, ao falar sobre vários temas científicos atraentes, mostrar a importância da Ciência para o desenvolvimento do país e desmistificar a figura de uma cientista. Na edição virtual de 2021, foram ofertadas duas modalidades, EAD e síncrona (De Frente com as Cientistas), com 13 temas científicos distribuídos em 4 módulos. O curso teve imenso alcance, com  24433 estudantes e 1704 professores inscritos de todos os estados brasileiros, além de outros 24 países. Os dados obtidos serão analisados e utilizados em pesquisas futuras sobre alfabetização científica e a inserção das mulheres na Ciência.