O Festival da Química na construção da relação universidade e sociedade

Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Clara de Souza Fonseca Costa
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Título: O Festival da Química na construção da relação universidade e sociedade

Coordenador: Glaucia Maria da Silva

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Ana Beatriz Acosta, Ana Clara de Souza Fonseca Costa, Caio Carraro, Maria Eduarda Chrisostomo Lamonica, Tatiana Zhou Lin, Glaucia Maria da Silva,

Resumo:  Neste trabalho abordou-se o projeto Festival da Química adaptado ao formato remoto em 2021 pelos grupos PET Química do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que visa a desmistificação da química de forma a aproximá-la da sociedade, através da apresentação de experimentos.

Nesta edição, a divulgação dos cinco vídeos produzidos foi feita através das redes sociais Facebook e Instagram, em perfis criados para o projeto. Os vídeos priorizaram uma linguagem fácil e uma química envolvente ligada a atividades do dia a dia. Além disso, foram utilizados produtos químicos do cotidiano, soluções diluídas e substâncias não tóxicas, não inflamáveis e não corrosivas, contribuindo para a melhoria da imagem pública da Química.

Os resultados de cerca de 2500 contas alcançadas nas redes sociais foram satisfatórios no que tange aqueles que possuem acesso a internet. Ademais, os conteúdos produzidos estão disponíveis nas redes sociais, possibilitando uma maior abrangência e engajamento.