Congresso Site Publicado

Congressista: Joana Gabriela Coutinho Soares
Unidade USP: Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz –

Título: O nascimento do Mosaico EducoFlorestal Agroecológico de Itatinga como promotor de expressão e diálogo com a sociedade

Coordenador: Marcos Sorrentino
Área Temática: Ciências Agrárias

Participantes: Joana Gabriela Coutinho Soares, Pryscilla Maria da Silva, Vanessa Alves Arantes Valério, Anna Fridha Santos Ott, Giovanna Gouveia, Bruno Oliveira Garcia,

Resumo:  São evidentes os crescentes ataques sofridos pelas instituições públicas, especialmente pelas universidades públicas. A partir disso, é possível fazer um recorde em maio de 2014, quando a Secretaria de Planejamento do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo enviou um ofício ao Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP. Nesse documento, o Governo do Estado de São Paulo demonstrava grande interesse na desapropriação de mais da metade da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI). Diante disso, os docentes do departamento moveram a comunidade acadêmica e a população em geral em prol da manutenção da integralidade do território da EECFI, pois possui grande importância científica. Nesse contexto, surge o projeto de criação do Mosaico EducoFlorestal Agroecológico de Itatinga com a finalidade de desenvolver projetos de extensão com a cidade, bem como atuar com novo paradigma – extensionista, com foco não-produtivo – no funcionamento da EECFI.

Palavras-chaves:  Mosaico, Educação ambiental, Agroecologia