Congresso Site Publicado

Congressista: Renata Ligia De Araújo Furlan
Unidade USP: Instituto de Ciências Biomédicas

Título: Projeto de Extensão Universitária Biocientista Mirim em Prol da Alfabetização Científica Cidadã

Coordenador: Ana Marcia de Sá Guimarães | Vice-coordenador: Renata Ligia de Araújo Furlan

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Renata Ligia de Araújo Furlan, Gladys Lopes, Ana Marcia de Sá Guimarães,

Resumo:  O Projeto Biocientista Mirim (BM) se conecta e justifica aos princípios que norteiam a extensão universitária ao aproximar a universidade à sociedade, viabilizando a formação da comunidade acadêmica nos processos de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania, e contribuindo na formação de um profissional completo e socialmente consciente. O BM possui abordagem pluralista do conhecimento, assumindo a transdisciplinaridade como premissa no processo de ensino aprendizagem dos alunos de graduação e pós-graduação, pois é uma ferramenta que amplia a perspectiva educacional por meio da articulação entre as diversas faces de compreensão do mundo. Permite ao sujeito envolvido nessas ações a construção de seu percurso no campo pessoal e profissional, à medida que expande os seus conhecimentos, pois se torna autônomo e ativo socialmente. Como resultado dessa proposta o projeto contempla a comunidade escolar trabalhando a alfabetização científica.