Projeto de Cultura e Extensão sobre Ética para Crianças e Adolescentes

Coordenador: Sérgio Nojiri

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Arantcha de Azevedo Sanches, Ana Paula Alves da Silva,

Resumo:  Trata-se de proposta direcionada pelo Programa Unificado de Bolsas, que visa trabalhar com os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, temáticas que delineiam a atualidade do corpo social, introduzindo uma concepção prático-teórica no desenvolvimento de conceitos que são fundamentais para a construção de um pensamento crítico e social. O posicionamento do jovem frente ao mundo é fundamental para a manutenção do estado democrático de direitos, conseguindo reconhecer seus direitos e mudar a sua realidade e da comunidade. Para tanto, foram realizados encontros baseados no equilíbrio de saberes, proporcionando aos alunos participantes, o protagonismo de suas próprias concepções, com o intuito de motivar o trabalho realizado, e incentivando a expressão verbal, a partir da construção de ideias. Ao final, percebeu-se maior interação dos alunos com os temas propostos, fomentando os debates e viabilizando uma preocupação maior dos participantes com os assuntos trabalhados.

Palavras-chaves:  Ética, criança, direito, educação