Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas

Título: Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas

Coordenador: Debora Cordeiro Braga

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Ana Elise Costa Santos, Fernando Jose Gomes Simões Dias, Giovanna Alcantara Correia da Franca, Laura das Chagas Pereira Jorge, Letícia Yamaoka Bravo, Gleice Regina Guerra, Debora Cordeiro Braga,

Resumo:  O desenvolvimento do Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas faz parte do programa USP Municípios e é de responsabilidade de alunos e docentes da Escola de Comunicações e Artes. Busca soluções inovadoras para problemas comuns e sistêmicos que municípios paulistas enfrentam relacionados ao desenvolvimento do turismo. Pretende reunir dados de equipamentos, serviços e atrativos turísticos, além de características da gestão municipal e de infraestrutura, para disponibilizar informações a empresários, gestores públicos, pesquisadores e comunidade, sistematizando e consolidando informações; padronizar e uniformizar informações estatísticas disponíveis em órgãos oficiais; manter um banco de dados permanente e atualizável pelos empresários; e permitir a extração de dados abertos. Um modelo piloto foi estruturado para apresentar funções e facilidades do Portal aos diversos atores que podem ser beneficiados.

Palavras-chaves:  Gestão turística, Inventário, Tecnologia, Dados.