PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CIRCULANDO LIVROS E SABERES

Título: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA: CIRCULANDO LIVROS E SABERES

Coordenador: Marcos Sorrentino | Vice-coordenador: Ana Meira

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Diogo Tonini, Paula Oliveira Marques, Fabricia Maria Oliveira de Almeida, Isabella Muniz Oliveira, Marry Eliza Santos,

Resumo:  O Projeto visa incentivar na universidade e na comunidade de Piracicaba ações de incentivo a leitura. As ações buscam o incentivo a doação e a circulação de livros, para sejam instrumentos vivos e promotores de processos de criação, educação e construção. Os livros recebidos no campus de Piracicaba são triados e distribuídos em espaços de leitura dentro do campus (carrinho itinerante, nas estantes da central de aulas, entre outros) e em bibliotecas públicas e comunitárias de diversos bairros de Piracicaba. A entrega de livros, sempre que possível é realizada de maneira contextualizada, com contação de história, sarau cultural, intervenções artísticas, dentre outros, a fim de divulgar o espaço de leitura e criar momentos com a comunidade para conversar sobre a importância da leitura para a transformação social. O projeto já vem sendo desenvolvido ao longo de 10 anos e trouxe diversas possibilidades de interações com a comunidade e espera-se que esse processo continue sendo desenvolvido, embora com todas as limitações da pandemia pelo Covid-1.

Palavras-chaves:  Livros, Educação, Educação Ambiental, Conhecimento