Fibromialgia sob controle: associação entre Laser e Ultrassom Terapêuticos como recurso fisioterapêutico no controle efetivo da dor

Congresso Site Publicado

Congressista: ANTONIO EDUARDO DE AQUINO JUNIOR
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

 

Título: Fibromialgia sob controle: associação entre Laser e Ultrassom Terapêuticos como recurso fisioterapêutico no controle efetivo da dor.

Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Antonio Eduardo de Aquino Junior, Fernanda Mansano Carbinatto, Vanderlei Salvador Bagnato,           

Resumo:  A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dores incapacitantes. Os tratamentos não farmacológicos e não invasivos são fisioterápicos, laser e ultrassom. A ação sinérgica desses recursos foi possível em razão de nova tecnologia desenvolvida pelo IFSC/USP. Nossa proposta foi avaliar os efeitos da nova tecnologia quando aplicados nas palmas das mãos dos pacientes fibromiálgicos. O conceito do tratamento permite estimulação de receptores próximos aos vasos sanguíneos localizados nas palmas das mãos, uma área que é extremamente rico em terminações nervosas. A avaliação foi baseada no Questionário de Impacto da Fibromialgia e Escala Visual Analógica de dor. Os resultados permitiram a elaboração de um protocolo de ação sistêmica e melhora da qualidade de vida ao menos 60% dos pacientes acima 50% e de melhora na dor de ao menos 70% dos pacientes acima 50%. O retorno da qualidade de vida apresentado mostra a efetividade de uma nova proposta de tratamento não invasivo e não farmacológico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *