Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP (parte 1)

Congresso Site Publicado

Congressista: Millena Miranda Franco
Unidade USP: Faculdade de Educação

 

Título: Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP (parte 1)

Coordenador: Marcos Garcia Neira

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Millena Miranda Franco,             

Resumo:  A primeira parte deste projeto de pesquisa visou o estudo e coleta de dados biográficos de docentes aposentados da Faculdade de Educação da USP, cujo objetivo foi dar início a criação de um registro histórico público. Foi possível notar que a fundamentação teórico-metodológica do trabalho aproxima-se do conceito de Tecnologia Social da Memória, no sentido de que visa construir, organizar e socializar histórias (Museu da Pessoa, 2009). Relatos biográficos representam parte da história, memória individual e coletiva, e suas relações com a identidade institucional da Faculdade de Educação. Adiante da noção de valorização das identidades, concebe-se também como eixo de trabalho as noções de causalidade histórica e materialidade histórica, enquanto fatos constantemente modificáveis pelos atores sociais. Nesse sentido, o presente projeto implicou na realização de entrevistas e estudos de atores que integram a identidade institucional feuspiana e posterior divulgação no site institucional.

Palavras-chaves:  História, Memória, Relatos biográficos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *