Congresso Site Publicado

Congressista: Gustavo Kenzo Yokota
Unidade USP: Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Título: Desigualdade de gênero: um imperativo no tênis de mesa brasileiro de alto rendimento

Coordenador: Marco Antonio Bettine de Almeida

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Gustavo Kenzo Yokota, Athyla Naoki Donon, Marco Antonio Bettine de Almeida,

Resumo:  Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a percepção dos e das atletas a respeito da desigualdade de gênero no tênis de mesa brasileiro de alto rendimento. Para o seu desenvolvimento, questionários fechados foram aplicados a uma amostra de 38 atletas selecionados com base no Rating Nacional de 2020, categoria de pontuação elevada da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). Em todas as temáticas analisadas, desde as oportunidades profissionais até as impressões durante competições e treinamentos, constatou-se que as mulheres estão em desvantagem, lidando com mais empecilhos do que os homens. O fato de o gênero ser um marcador social capaz de prejudicar carreiras esportivas no tênis de mesa traz à tona a necessidade de novas pesquisas que explorem caminhos semelhantes, sobretudo em outras modalidades de alto rendimento ainda pouco estudadas na literatura consultada.

Palavras-chaves:  gênero, desigualdade, esporte, tênis de mesa