Espaços de brincar, aprender e ensinar: uma escola Xavante

Congresso Site Publicado

Congressista: MAria de Lourdes Zuquim
Unidade USP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Título: Espaços de brincar, aprender e ensinar: uma escola Xavante

Coordenador: MAria de Lourdes ZUQUIM | Vice-coordenador: Elizabeth Othon de SOUZA

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Reginaldo RONCONI, José Eduardo BARAVELLI, Fernando Palermo SIMÕES, Giovanna S.N. FLUMINHAN, Pedro Henrique VALENZUELA, Jefferson de Oliveira SANTOS, Leticia MACELLARI, Vinícius R. dos. SANTOS,

Resumo:  “Hoje não mais se discute se os índios têm ou não que ter escola, mas sim que tipo de escola.” (Fórum Tsihorirã, GRUPIONI, 2016). Foi assim que começou o projeto de extensão “Espaços de brincar, de aprender e de ensinar: Uma Escola Xavante”, desenvolvido na FAUUSP e na Aldeia Etenhiritipá (Mato Grosso). O texto apresenta o processo de desenvolvimento do projeto – ensaios projetais e construtivos justapostos às vivências na Aldeia e experimentação de metodologias e de projetos participativos. Os caminhos percorridos pelos alunos e professores da Universidade de São Paulo (NAPPLAC/LCC/FAUUSP) e os índios da Aldeia Etenhiritipá (Associação Xavante Etenhiritipá-AXE) foram construídos pelo diálogo entre os saberes como aprendizado coletivo. Se a técnica e a metodologia foram as mediadoras dos processos projetuais, por outro lado a organização social e cultural foi a mediadora do compreender a autodeterminação e dos modos de viver do povo A’uwe Uptabi. Este caminho de mão dupla nos levou aos resultados do projeto de extensão.

Palavras-chaves:  extensão universitária, escola infantil, Xavantes