397 DIAS EM SILÊNCIO: TÍTULO PROVISÓRIO

Congressista: Otacílio de Almeida
Unidade USP: Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP

Título: 397 DIAS EM SILÊNCIO: TÍTULO PROVISÓRIO

Coordenador: Maria Helena Franco de Araújo Bastos | Vice-coordenador: Felisberto Sabino da Costa

Área Temática: Linguística, Letras e Artes

Participantes: Maria Helena Franco de Araújo Bastos, Felisberto Sabino da Costa, Otacílio de Almeida, Hellen Moncao Nicolau, Laura Fedrizzi Salere, Isabel de Almeida Praxedes Daniel, Alex Ricardo Avelino, Marcos Paulo Castro dos Santos, Victor Stoll Seixas,

Resumo:  “397 Dias em Silêncio: Título Provisório”  é uma criação cênica a partir do texto Lesados, de Rafael Martins com direção de Otacílio Alacran (Agente cultural do TUSP) que finaliza a primeira edição do curso Teatro TUSP 60+ vinculado ao programa USP 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP numa experiência teatral online voltada ao público acima de 60 anos. Com a finalidade de refletirmos sobre nosso tempo atual e o trágico número de 572.641 óbitos – e aumentando – registrados por Covid-19 até 19 de agosto de 2021, o projeto 397 Dias em Silêncio: Título Provisório remete ao pesar frente à dor em respeito – se somado todos os minutos de silêncio a cada óbito – prestado a todas as famílias brasileiras enlutadas. Desenvolvido entusiasticamente ao longo de 03 fases em seis meses de aprofundamentos, finalizamos a travessia com Carmen Teresa, Dulce Cristina, Ervelina Semerjian, Malu Consolo e Márcia Umino, 05 não atrizes – agora atuantes amadoras! – .

Palavras-chaves:  Teatro, 60+, Criação cênica, Diversidade, Absurdo