Congresso Site Publicado

Congressista: Ingrid Andriely Aparecida Alves Pacheco
Unidade USP: Instituto de Física de São Carlos

Título: A Competição USP de Conhecimentos: um projeto de extensão que aproxima alunos de escolas públicas da Universidade de São Paulo

Coordenador: Antonio Carlos Hernandes | Vice-coordenador: Herbert Alexandre João

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Ingrid Andriely Aparecida Alves Pacheco, Tainá Lucrécio, Caroline Polizei Lorente, Lucas Bichara, Alexandra da Silva Moreira, Beatriz Rosário Santos, Ariane Baffa Lourenço, Herbert Alexandre João, Antonio Carlos Hernandes,

Resumo:  O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) quanto ao alcance de sua missão, aproximar alunos do Ensino Médio (EM) de escolas públicas do Estado de São Paulo, bem como a comunidade escolar, da USP. A CUCo ocorre anualmente desde 2017, por meio de um conjunto de ações: divulgação da CUCo, inscrição e realização das provas por parte dos alunos e premiação dos alunos e escolas. Já participaram da CUCo 331.269 alunos, oriundos de 4.292 escolas, das 91 Diretorias de Ensino de SP e de quase 100% dos municípios do Estado. Como um dos prêmios, já foram entregues 8.089 isenções do concurso vestibular da FUVEST, o que tem favorecido e incentivado os alunos a prestarem o vestibular. A CUCo vem consolidando-se como um projeto de extensão que apresenta resultados positivos e promissores, ao divulgar a USP e facilitar o processo de ingresso de alunos do EM na USP, seja ao motivá-los e mostrar a possibilidade de realizarem o ensino superior a até colaborar de maneira financeira para que isso ocorra.

Palavras-chaves:  CUCo, Ensino médio, Escola pública
No URL defined for Wonder PDF Embed