A extensão universitária como ferramenta para estimular as meninas nas carreiras de “STEM”

Congresso Site Publicado

Congressista: Taís Aguiar Pichinim
Unidade USP: Escola de Engenharia de São Carlos

 

Título: A extensão universitária como ferramenta para estimular as meninas nas carreiras de “STEM”

Coordenador: Luciana Montanari

Área Temática: Engenharias

Participantes: Ana Paula Oliveira da Silva, Daniela Winsley Valereto Friozi, Taís Aguiar Pichinim, Naiza Vilas Bôas, Raquel Peres de Morais Urano, Luiza Maria Romeiro Codá, Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Rosane Aranda, Vilma Alves de Oliveira, Luciana Montanari,    

Resumo:  Este trabalho possui dois objetivos principais, um é estimular meninas a seguir as carreiras das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e o outro objetivo é promover as habilidades de ensino, comunicação e gestão das estudantes de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), contribuindo com o desenvolvimento de competências necessárias para atuação no mercado de trabalho. As atividades ocorreram de modo remoto devido à pandemia e foram realizadas através da interação entre alunas, bolsistas e voluntárias da EESC e do IQSC, com as alunas do ensino médio de 2 escolas públicas da cidade de São Carlos, articuladas em 3 módulos: mecânica, eletrônica e química. Apesar de ter havido uma porcentagem significativa de desistência das meninas do ensino médio no decorrer do projeto, as que permaneceram se mostraram interessadas e animadas para seguir nas carreiras de STEM, já as bolsistas perceberam a transformação tanto em si mesmas quanto na sociedade.

Palavras-chaves:  STEM, Extensão Universitária, Mudança Social

1 comentário em “A extensão universitária como ferramenta para estimular as meninas nas carreiras de “STEM”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *