A OSUSP em números: as programações da orquestra de 1976-2019

Título: A OSUSP em números: as programações da orquestra de 1976-2019

Coordenador: Fábio Cury | Vice-coordenador: Cássia Carrascoza Bomfim

Área Temática: Linguística, Letras e Artes

Participantes: João Batista de Brito Cruz, Joel Gustavo Pinto Oliveira, Rafael de Freitas Martins, Fábio Cury, Cássia Carrascoza Bomfim, Tiago Luís Cesquim,

Resumo:  Esta pesquisa apresenta uma série de dados coletados sobre programações musicais da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Esta investigação objetivou compreender tendências curatoriais da orquestra, entender a ação da OSUSP no cenário brasileiro e produzir metadados para suas ações futuras. Este trabalho buscou responder, então, “quem a orquestra toca” e “quem toca a orquestra”, servindo como catalisador de discussões do ambiente de concerto. A metodologia aqui empregada foi de análise quantitativa a partir do arquivo digitalizado da orquestra, composta pela criação de um banco de dados e a extração de metadados de três naturezas: nacionalidades, épocas e dados gerais. Os resultados principais encontrados aqui foram a forte presença de música brasileira nos 43 anos da orquestra, a variedade de regentes e solistas e percepção de reformulações curatoriais da OSUSP. Este projeto foi realizado em uma parceria entre a OSUSP e graduandos e pós-graduandos do CMU-ECA.

Palavras-chaves:  OSUSP, música, orquestra, curadoria