A PREVALÊNCIA DOS NEUROMITOS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Congresso Site Publicado

Congressista: Ana Júlia de Oliveira Cerveira
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

 

Título: A PREVALÊNCIA DOS NEUROMITOS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenador: Fernando Eduardo Padovan Neto | Vice-coordenador: Fabiana Maris Versuti

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes: Ana Júlia de Oliveira Cerveira, Hugo Bononi Costa, Victoria Marcella Macedo Martins, Caio dos Santos de Andrade, Alícia Raquel Osuna Delgado, Estela Hiilesmaa, Francisco Polli Mendes Pereira, Bianca Erina Sakiyama, Mariana Foresto Zanin,     

Resumo:  Este estudo investigou a prevalência de neuromitos em professores da rede básica e procurou possíveis preditores à adesão aos mitos, como o tempo de atuação profissional e número de cursos de neurociências cursados. Foram selecionados 50 participantes inscritos no curso online Ciências da Vida na Escola (CVE) oferecido pelo laboratório de Neuropsicofarmacologia dos Distúrbios do Movimento e pelo Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia, ligados à FFCLRP. Realizou-se análises descritivas e uma matriz de correlações (p-valor = 0,05%). Avaliou-se as taxas de acertos e possíveis correlações com os dados sociodemográficos. Os neuromitos prevalentes na amostra se assemelham com resultados da literatura científica, reiterando a presença de equívocos no entendimento dos educadores na relação entre o Sistema Nervoso Central e processos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *