Congresso Site Publicado

Congressista: Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Unidade USP: Instituto de Química

Título: A Química ao alcance de muitos – divulgando a ciência para alunos, professores e público em geral

Coordenador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Fabio  Luiz de Souza, Luciane Hiromi Akahoshi,

Resumo:  Neste trabalho apresentamos algumas ações que o grupo vem realizando, já há alguns anos, visando à divulgação científica. Nossos objetivos envolvem contribuir para uma compreensão do papel da Ciência e da Tecnologia na vida individual e na sociedade, um melhor entendimento e tomada de decisão informada sobre questões de natureza sócio científica. Visamos contribuir para a melhoria do ensino de ciências, proporcionando a professores e alunos uma visão da Ciência que engloba aspectos social, econômico, político; e aproximar as escolas públicas da Universidade, oferecendo espaço de discussões, convívio e pesquisa. Com a participação de graduandos, visamos a formação de recursos humanos para o trabalho na interface ciência-educação. As atividades incluem a elaboração e oferecimento de “oficinas temáticas”, recebendo cerca de mil estudantes/ano e a produção de materiais sobre temas do cotidiano, cm cerca de 20 vídeos sobre experimentos e 15 outras publicações, divulgados em redes sociais.