Congresso Site Publicado

Congressista: Larissa El Khouri Rabello
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Título: Apoio Pedagógico Domiciliar, no Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea – Gatmo

Coordenador: Dra. Kátia de Souza Amorim | Vice-coordenador: Dra. Lúcia Maria Santos Tinós

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Larissa El Khouri Rabello, Dra. Lúcia Maria Santos Tinós, Dra. Kátia de Souza Amorim,

Resumo:  O Grupo de apoio aos Transplantados de Medula Óssea (GATMO) é uma casa de apoio que acolhe/assiste pacientes carentes de todo o Brasil, ao longo do processo de transplante de medula óssea, realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As crianças e os adolescentes que realizam esse tratamento permanecem afastados de suas escolas, e nem todos dão continuidade à educação escolar. Assim, nasce esse Projeto de Extensão – Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD), desenvolvido na casa, desde 2017, com o objetivo de garantir e assegurar o direito à educação desses alunos-pacientes. Devido a pandemia do coronavírus, o Projeto sofreu alterações em seu desenvolvimento prático, para respeitar as medidas sanitárias vigentes, prezando pela saúde e segurança de todos os envolvidos. Assim, os atendimentos pedagógicos, antes realizados presencialmente, passaram a acontecer de forma remota, a partir do envio de atividades que, vinculadas ao brincar, apresentam intencionalidade pedagógica.

Palavras-chaves:  APD, Educação Especial, Alunos-Pacientes