Congresso Site Publicado

Congressista: Silvio Shigueo Nihei
Unidade USP: Instituto de Biociências

Título: Arte Educação Ambiental: uma atividade do Instituto de Biociências (IB-USP) no Programa USP 60+

Coordenador: Silvio Shigueo Nihei | Vice-coordenador: Paulo E. Diaz Rocha

Área Temática: Ciências Biológicas

Participantes:

Resumo:  Breve relato de projeto de extensão na área das ciências da natureza junto ao público da terceira idade, realizando a atividade didático-cultural Ciclo de oficinas Arte Educação Ambiental em 2020 e 2021 em 4 encontros virtuais mensais, visando apresentar as pesquisas realizadas nos departamentos do Instituto de Biociências (IB-USP). Optamos por conciliar o acadêmico e o lúdico para promover ensino-aprendizagem somando conhecimentos científicos e produção artística: breve palestra inicial seguida de técnicas diversas visando expressar o aprendizado. Assim, utilizamos as artes manuais como meio de apreensão de biologia, natureza e meio ambiente e de estimular a imaginação. Deste modo, buscamos ampliar um olhar cuidadoso tanto para o meio ambiente, quanto para nós mesmos e também para a gente de nosso meio!