Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso – AREPAH : Estratégia com a Universidade para Prevenção e Redução da Morbimortalidade por Doenças Cardiovasculares na Cidade de Ribeirão Preto – SP

Congresso Site Publicado

Congressista: Evandro José Cesarino
Unidade USP: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Título: Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso – AREPAH
: Estratégia com a Universidade para Prevenção e Redução da Morbimortalidade por Doenças Cardiovasculares na Cidade de Ribeirão Preto – SP.

Coordenador: Evandro José Cesarino | Vice-coordenador: Regina Célia Garcia de Andrade

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: 1. Evandro José Cesarino, 2. Regina Célia Garcia de Andrade, 3. Leila Maria Marchi Alves Ancheschi, 4. Simone de Godoy Costa, 5. Hugo Celso Dutra de Souza, 6. Miyeko Hayashida, 7. Silvia Tognoli, 8. Flavia Tortul Cesarino, 9. Gabrielle de Andrade Souza, 10. Carolina Alves de Oliveira,

Resumo:  A Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso-AREPAH é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos fundada em 19/10/1996,de utilidade pública municipal pela Lei 9.061-19/12/2000,com objetivo de elaborar propostas para reduzir a morbi-mortalidade cardiovascular. A parceria com a USP vem ocorre de diversas formas. A AREPAH está inserida desde 2002 no Programa “Universidade Aberta a Terceira Idade, agora 60+” da PRCEU-USP com atividades didático-culturais, através de reuniões educativas mensais junto a população. O oferecimento de bolsas de estudos para alunos com necessidade sócioeconômica existe desde a Bolsa Trabalho-COSEAS. Aprender com Cultura e Extensão e agora PUB, sendo muito importante para a formação do graduando, proporcionando a oportunidade de conhecer a realidade do hipertenso usuário do SUS, auxiliando na sua formação acadêmica e humanitária e divulgando o trabalho da AREPAH e da PRCEU-USP junto a comunidade com atividades extramuros.

Palavras-chaves:  Hipertensão, doenças cardiovasculares, AVC, IAM