Atendimento Psicanalítico de Gêmeos – grupo Gemelar

Título: Atendimento Psicanalítico de Gêmeos – grupo Gemelar

Coordenador: Maria Lívia Tourinho Moretto

Área Temática: Ciências Humanas

Participantes: Maria Lívia Tourinho Moretto, Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Gustavo Di Giorgi Ramos, Maycon Andrade Fraga, Taísa Nerath Martinelli, Vanessa Cristina de Freitas, Juliana Pires de Campos Pedroso, Paulina Mei, Josseline Capua Rodrigues Sanches,

Resumo:  O braço clínico do estudo com gêmeos é um programa que oferece atendimento clínico psicológico gratuito pra gêmeos e seus familiares na clínica escola do IPUSP. Criado em 2017, a convite da professora Emma Otta, que lidera o estudo de gêmeos na USP, é coordenado pela professora Maria Lívia Tourinho Moretto, e composto por um grupo de profissionais e alunos. Tem por objetivo oferecer atendimento clinico e investigar questões culturais e teóricas ligadas a gemelaridade. Desde 2020, o grupo se juntou a pesquisadores do Sedes Sapientiae formando o grupo Gemelar. De junho de 2017 a dezembro de 2020, foram atendidas cerca de 30 pessoas e realizados aproximadamente 800 atendimentos. Como resultado, conclui-se que há discussões importantes que se dão nesse campo da gemelaridade, mas que raramente alcançam um público mais amplo no debate clínico e social. Acredita-se que uma das principais contribuições do trabalho é trazer ao debate público tais questões, nos seus desafios e potencialidades.
Palavras-chaves: gemelaridade, psicanálise, atendimentos clínicos