Atividade Física no pós-COVID: da Pesquisa à Cultura e Extensão

Título: Atividade Física no pós-COVID: da Pesquisa à Cultura e Extensão

Coordenador: Átila Alexandre Trapé | Vice-coordenador: Camila de Moraes

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Gabriel Peinado Costa, Camila de Paula Monteiro, Débora Amanda do Nascimento, Gustavo Henrique do Carmo, Letícia Detore Develey, Murilo Barbosa de Carvalho, Pedro Henrique Alves Campos, Rachel Gonzales Lopes, Camila de Moraes, Átila Alexandre Trapé,

Resumo:  Entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, foi desenvolvido o estudo AEROBICOVID. As experiências e resultados alcançados embasam o presente projeto de cultura e extensão. O objetivo é ofertar práticas corporais e atividades físicas e avaliações para o acompanhamento em saúde para pessoas convalescentes da COVID-19. Além do projeto na EEFERP-USP, que contará com vagas abertas à comunidade, foi articulada uma parceria com a Unidade de Saúde da Família “César Augusto Arita” para oferecer vagas aos residentes do território. A equipe é composta por um aluno de pós-graduação, oito alunos de graduação (três bolsistas do Programa Unificado de Bolsas na vertente extensão) e uma profissional de Educação Física na Saúde, sendo coordenada por dois docentes. Além dos benefícios para comunidade, o projeto pretende servir como modelo para futuras propostas que busquem equidade, pois, fazer o serviço chegar aos que têm dificuldade no acesso é tão importante quanto ter a comunidade na universidade.