Atlas Molecular da Sustentabilidade

Título: Atlas Molecular da Sustentabilidade

Coordenador: Guilherme Andrade Marson

Área Temática: Ciências Exatas e da Terra

Participantes: Guilherme Andrade Marson, Leila Cardoso Teruya, Ellen Maria da Silva, Júlio César Ramos Vieira, Flavio Antonio Maximiano,

Resumo:  Voltado ao sistema básico de ensino, o Atlas Molecular da Sustentabilidade consiste em um livro eletrônico (ebook) que reúne informações sobre substâncias e materiais com destacada relevância para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada capítulo da obra versa sobre uma substância ou material específico, que é tratado em seus aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais, com foco em suas conexões com os ODS. O conteúdo da obra apoia-se em pesquisas que dão suporte ao viés da sustentabilidade, sob o qual cada substância ou material é apresentado. A leitura do ebook é dinâmica, podendo ser feita conforme a ordem dos capítulos ou guiando-se pelos ODS, enquanto a diagramação inclui texto, infografia, iconografia, fotos e representações de modelos moleculares. Assim, o Atlas constitui uma proposta de produto editorial inovadora que aproxima a universidade do sistema de ensino, abordando questões de interesse global à luz dos ODS.