Congresso Site Publicado

Congressista: Patricia Melo Aguiar
Unidade USP: Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Título: Boletim Informativo como estratégia de ensino-aprendizagem para a difusão de informação baseada em evidências sobre Covid-19

Coordenador: Patricia Melo Aguiar

Área Temática: Ciências da Saúde

Participantes: Patricia Melo Aguiar, Maria Aparecida Nicoletti,

Resumo:  O estudo objetivou descrever o processo de construção de Boletim Informativo como estratégia de ensino-aprendizagem para a difusão de informação baseada em evidências sobre a Covid-19. Trata-se de um relato de experiência da disciplina optativa de Informação sobre Medicamentos, Uso Racional e Farmacovigilância, que é vinculada ao Centro de Informação sobre Medicamentos da Farmácia Universitária da FCF-USP. Os estudantes da referida disciplina foram divididos em seis grupos, sendo distribuídos aos temas norteadores relacionados à Covid-19: 1. Efetividade e segurança de vacinas de vetor viral e vírus inativado para Covid-19; 2. Efetividade e segurança de vacinas de RNAm para Covid-19; 3. Variantes e reinfecção por Covid-19; 4. Sequelas pós-infecção por Covid-19; 5. Medicamentos para prevenção e tratamento de Covid-19; e 6. Hipertensão e diabetes como fatores de risco para a Covid-19. Após a finalização da disciplina, os produtos foram divulgados por meio das mídias sociais institucionais para a sociedade.