Clube de Ciências para Meninas – Centro para Crianças e Adolescentes (CCA)

Congresso Site Publicado

Congressista: Dafny Lira de Almeida
Unidade USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Título: Clube de Ciências para Meninas – Centro para Crianças e Adolescentes (CCA)

Coordenador: Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi

Área Temática: Ciências Sociais Aplicadas

Participantes: Dafny Lira de Almeida, Aline Oliveira de Carvalho, Emily Talini Pereira de Sousa, Kethylin Bernardo Rosa, Ludmila de Sousa Rodrigues, Natalia Mayumi Fujita, Thabatta Caroline Sales Leite Soares,

Resumo:  A formação do clube de ciências para meninas do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) do Jardim Keralux, tem como público alvo meninas entre 11 e 14 anos em estado de vulnerabilidade social, visando a difusão científica em espaços formais e não formais de educação. O CCA é um espaço de assistência social que atende jovens de 6 a 14 anos no contra turno escolar. O objetivo principal desta ação de extensão tem sido empoderar e engajar essas meninas nas áreas de ciências e tecnologia através de diferentes experiências culturais, como filmes, literatura, fotografia, desenhos, experimentos científicos entre outras, transformando esses conteúdos em atividades lúdicas. Empoderar no sentido de mostrar a essas jovens que todas podem fazer ciência, que a Universidade de São Paulo (USP) é um espaço público do qual elas podem e  devem se apropriar. Engajar aqui significa priorizar o protagonismo destas jovens, propondo que elas desenvolvam seus próprios projetos em uma perspectiva crítica e investigativa.

Palavras-chaves:  clube de ciências; gênero; lúdico